A JB&GC - Ibérica Comunicaçao
É uma empresa que presta serviços de Comunicação e Relações Públicas, Public Affairs e Lobbying a clientes com ligações ou interesses claros no sector ambiental. Informar para influenciar, implementando as três áreas num serviço de assistência técnica de elevado valor para gestores de empresas e instituições, liderado pelo Dircom afeto à organização e realizado pela nossa equipa de profissionais.
Assistência técnica à gestão da comunicação
A assessoria de imprensa é responsável por planear e desenvolver a estratégia de comunicação de uma instituição, organização ou empresa, com o objetivo claro de obter uma opinião pública favorável sobre si própria, os seus dirigentes e/ou os seus produtos. Por outras palavras, é um veículo de expressão entre a empresa e a sociedade.
Uma das principais funções do Gabinete de Imprensa é conseguir o máximo nível de acessibilidade da empresa para a qual trabalha. Uma vez atingido este objetivo, a empresa torna-se uma referência mediática e uma fonte fiável.
O Departamento de Comunicação vai além do conceito e também fornece à empresa as ferramentas para otimizar as suas relações com os meios de comunicação social, bem como com as partes interessadas e as instituições.
O diretor de comunicação: um estratega da informação
Apesar da sua importância, um diretor de comunicação ou “DirCom” não é, em primeiro lugar, um comunicador, ou pelo menos não é o seu objetivo final. Na realidade, é uma figura cujo principal objetivo é encontrar a melhor estratégia para comunicar com sucesso; assim, embora seja verdade que a ação de informar está presente no seu trabalho, ele só actua como comunicador propriamente dito quando aparece em nome da empresa ou instituição para a qual trabalha, uma vez que outra das suas funções é ser o porta-voz da organização.
Em contrapartida, o diretor de comunicação pode ser considerado uma pessoa polivalente, na medida em que não só trabalha na estratégia de ação, mas também estuda e define a política de comunicação, o modelo de imagem, trabalha diretamente com o presidente e o conselho de administração e faz parte da equipa de estratégia e de governo da empresa, de responsabilidade social e do gabinete de crise. É também responsável, juntamente com o Diretor de Recursos Humanos, pela Cultura Organizacional e pela Comunicação Interna, bem como consultor ocasional de outros departamentos da empresa.
Em suma, a principal função de um diretor de comunicação é definir e especificar a política de comunicação de uma organização, seja ela pública ou privada. O seu trabalho é da maior responsabilidade porque dele depende parte do sucesso da instituição, uma vez que a comunicação desempenha um papel importante na consecução dos seus objectivos.